Início Sem Categoria TCC incrível em 10 passos

TCC incrível em 10 passos

9
0
COMPARTILHAR
TCC incrível em 10 passos
TCC incrível em 10 passos – Arte/UOL
Escrito por: Edgard Matsuki – UOL
Antes de conquistar um diploma, estudantes universitários têm um último desafio. Ao mesmo tempo em que o TCC pode ser a oportunidade para o estudante realizar um trabalho memorável, o trabalho causa pânico em alguns estudantes. Para ajudá-lo a fazer um projeto nota dez, o UOL separou um passo-a-passo que vai desde o planejamento até a apresentação final.
Para criar esse guia, o UOL consultou a professora Rachel Polito, que escreveu um livro com dicas para um bom TCC e o professor da UnB (Universidade de Brasília) Pedro Demo. Confira as dicas:

1 – Informe-se sobre as regras da sua instituição

Antes de começar o trabalho propriamente dito, explore as possibilidades que o seu curso pode proporcionar a você. “É importante saber os tipos de TCC que a universidade que o aluno está cursando permite. O TCC pode ser um estudo de caso, um projeto experimental ou uma monografia”, diz Polito. Converse com professores e ex-alunos para entender qual é o tipo de trabalho que mais se encaixa com você. 
2 – Faça um cronograma com base no tempo que você tem
O tempo que você tem para realizar o seu TCC também depende das regras da instituição em que você estuda. Algumas disponibilizam 6 meses e outras um ano para o trabalho. O prazo vai definir a profundidade do seu trabalho. Dentro do tempo previsto, faça a divisão de tarefas mês a mês. O cronograma não precisa ser fechado, mas vai ajudá-lo a ter uma base se está com o trabalho adiantado ou atrasado.
3 – Opte por um orientador exigente e criativo
Um bom orientador é primordial para não deixar o estudante se perder. Polito aponta que a escolha não deve ser feita apenas por afinidade: “O bom orientador é rigoroso e está envolvido com o TCC dos seus orientandos”. Pedro Demo também chama atenção que é importante um orientador que deixem os alunos criarem. “Senão o estudante acaba virando um papagaio de vestibular e não aprende nada no TCC”, diz.
4 – Escolha parceiros que complementem o seu trabalho
Algumas instituições permitem que os estudantes façam o TCC em duplas ou grupos. Assim como na escolha do orientador, afinidade não é fator de decisão.  “O maior problema é querer trabalhar só com amigos. Isso pode acabar com o TCC e com as amizades”, diz Polito. A professora aponta que a escolha de pessoas com habilidades complementares pode ser a chave para um bom trabalho: “Se o aluno é bom em redação, mas não gosta muito de pesquisa, deve procurar alguém com essa habilidade”.
5 – Faça o trabalho sobre algo que você goste
Na hora da escolha do tema, a afinidade pesa sim na hora da decisão. “A dica mais importante na escolha do tema é: escolher um tema que vai deixá-lo animado no desenvolvimento do trabalho até o final”, diz Polito. Também é preciso ter cuidado na hora do planejamento do tema. Pensar em algo megalomaníaco pode causar problemas na hora de botar as ideias na prática.
6 – Leia, leia e leia
Uma boa fundamentação teórica é essencial para quem deseja ter um bom TCC. “É preciso cuidar da leitura para se ter assunto. Tirar zero significa, também, não ter nada a dizer”, diz Pedro Demo. Separe um tempo para ler sobre o assunto que será tema do TCC, sobre técnicas de abordagem do trabalho (livros técnicos ajudam) e não deixem de ter acesso a outros bons trabalhos de conclusão de curso da sua universidade.
7 – Preste atenção às normas da ABNT
Entre as leituras fundamentais para alguém que está produzindo um TCC está a das normas da ABNT. Para além do conteúdo do trabalho em si, a forma que ele é apresentado também conta. Polito destaca que é bom prestar atenção na normatização desde o começo: “Se o trabalho for formatado desde o início dentro das regras da ABNT, fica tudo mais fácil e mais simples e não haverá stress nenhum no final”.
8 – Nunca caia na tentação do plágio
Apesar de parecer uma dica óbvia, muitos estudantes tentam ir pelo um caminho mais fácil: copiar trabalhos (ou trechos) prontos ou mesmo encomendar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, há diversos softwares utilizados por universidades que identificam qual porcentagem de cópia um trabalho tem. Copiar é muito diferente de fazer citações. Ou seja, se você chegar a pegar um trecho de algum trabalho, é só citar a fonte.
9 – Treine para a sua apresentação final
Todo TCC tem um dia de apresentação para uma banca. Ele é o último dia do trabalho e, sem dúvida, o mais importante. Por isso, ensaie para a apresentação algumas vezes (inclusive com amigos de público) para chegar ao preparado ao grande dia. Tenha ciência também que a presença de parentes e amigos pode aumentar ou diminuir a autoconfiança do estudante. Analise e decida se é melhor convidá-los ou não.
10 – Pense além da nota dez
Tirar a nota máxima é muito importante. Porém, o TCC não se limita a um “10”. “Se o aluno perceber que profissionalmente também das informações que levanta para um TCC, encara o trabalho com mais seriedade”, diz Polito. Encare o TCC como uma chance de enriquecer o seu portfolio e de aprender para se tornar um bom profissional. “Estudantes que não elaboram não aprendem a ser autores. É preciso ter em mente que tem que se pesquisar e não repetir conteúdo para aprender”, completa Demo.
Escrito por: Edgard Matsuki – Retirado do UOL
image_pdfimage_print