Início Sem Categoria Sequência Didática – Primeira Semana de aula

Sequência Didática – Primeira Semana de aula

11
0
COMPARTILHAR
Sequência Didática - Primeira Semana de aula
Sequência Didática – Primeira Semana de aula
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.com
Hoje trago para vocês um plano de aula para a primeira semana de aula. Sequência Didática – Primeira Semana de aula – Volta às aulas.

Sequência Didática: Ensino Fundamental 
Público Alvo – 1º ano 
Duração – Uma semana

Justificativa

No primeiro ano os alunos chegam cheios de expectativas  pois é o início de uma nova etapa da vida. Por esse motivo, é essencial que os novos professores recebam estes discentes de forma diferenciada para que os pequenos possam sentir-se a vontade e seguros no novo ambiente em que estão inseridos.
Objetivo Geral 
  • Oportunizar aos docentes uma recepção agradável , integrando-os ao ambiente escolar
Objetivos específicos:
  • Estabelecer diálogos criando novos vínculos sociais
  • Conhecer o ambiente escolar e suas extensões
  • Valorizar todos que participam do ambiente escolar respeitando- os sempre.
Recursos

  • Folha A4
  • Lápis de Cor
  • Cartolina
  • Canetinha
  • Crachás com os nomes dos alunos
  • Revista
Desenvolvimento  
1º dia – Conhecendo meus amigos , a professora e as regras deste ambiente.
  • Preparar  crachás com os nomes dos alunos.
OD- Organize a sala em círculo . Peça aos alunos que sentem em qualquer lugar .O (a) professor(a) deve apresentar-se e após propor que o grupo estipule algumas  regras de convivência para ambiente escolar. Peça que cada um crie um desenho sobre uma regra que ache importante cumprir durante todo o ano escolar ( se houver algum aluno que queira escrever deixe que se manifeste).Depois de finalizarem os desenhos, proponha que o grupo apresentem aos colegas. Faça uma lista das regras  que apareceram  e estipule junto com os alunos as que serão seguidas por eles.(Você pode escrever diretamente em um cartaz ou combinar que vai fazer isso , mas de suma importância que este material fique exposto posteriormente em sala de aula). Espelhe pela sala crachás com o primeiro  de cada criança. Proponha a eles um desafio cujo objetivo é descobrir onde está o nome do coleguinha. Com a sala predisposta em círculo você pede que suas crianças apresentem seus nomes aos colegas. Em seguida, elas serão orientadas a procurar seus nomes pela sala. O restante do grupo deve continuar sentado  mas, com apoio e direcionamento da professora pode dar dicas para que seus colegas cheguem ao objetivo. Espera-se que ao final desta brincadeira todos estejam com seus respectivos crachás.
2º dia – É hora de conhecer a escola.
  • Preparar fichas com os nomes e desenhos que simbolizem dos espaços  da escola e funcionários
OD – Inicie a aula dizendo as crianças que hoje vocês farão uma viagem de trem , mas para isso é necessário que todos se preparem muito bem. Com as carteiras ainda organizadas em círculo  , ofereça a cada criança uma folha de revista, diga que ela é mágica e vai se transformar em diferentes objetos para que vocês possam se preparar para passeio. Após entregar o material as crianças  peça que fiquem em pé e inicie contanto a seguinte história.
Olá, meus amiguinhos hoje nos vamos fazer uma linda viagem , mas parece que antes precisamos cuidar de nossa higiene, precisamos ficar limpinhos. pequem a folha de vocês e vamos transformá-la em um sabonete.
Cada um pode criar o sabonete que quiser.Agora vamos ligar o chuveiro ( gesticule como se estivesse abrindo o chuveiro) ….Nossa!!! Temos que fechar este chuveiro , não podemos gastar água e energia, porque antes precisamos tirar nossa roupa. Vamos lá turminha, vamos brincar de faz de conta…
A partir deste momento você vai orientá-los a simular que vão tirar toda a roupa ( este momento é muito divertido) Depois use a revista e ligue o chuveiro para tomar banho. Você pode usar a revista para transformá-la em shampoo, toalha de banho. Ao finalizar o banho, peça que os alunos simulem que vão colocar a roupa . Não se esqueça que durante esta atividade você dará a comanda de cada peça de roupa que vão vestir ou despir.
Depois de prontos e arrumados é hora de preparar o trem para viagem… Peça que os alunos se organizem em trenzinho e vá aos ambientes escolares apresentado a eles todo o espaço da escola e os funcionários. Ao voltar para a sala de aula peque as fichas com os nomes dos locais visitados e os desafie a descobrir o que está escrito( vá auxiliando a sala). 
Para finalizar , peça que cada criança desenhe o espaço que mais gostou e deixe exposto na sala.

3º Dia – Brincando com os nomes 
  • Preparar bingo com nomes dos alunos e professores 
  • Fichas com nomes para serem sorteados.
OD – Organize a sala em duplas, ofereça a cada uma delas uma cartela com seis nomes de alunos e professores da sala. Coloque em um saquinho os nomes de todos os nomes que tenham na cartela. Você pode fazer o sorteio ou oferecer ao aluno que souber ler. Cada vez que um nome for sorteado é importante que você vá listando na lousa ou em um cartaz para conferir. Quem completar a cartela deve gritar Bingo e será a dupla vencedora do jogo.
4º dia – História – Meu primeiro dia de aula


OD – Assista o filme acima com os discentes e dialogue sobre os personagens da histórias , os medos , o local onde acontece a história e outras características presentes nesta história.  Depois , solicite que os alunos recontem esta história oralmente e vá reescrevendo em um cartaz. Ofereça a todos uma folha de sulfite dobrada em quatro partes. Explique que eles vão desenhar a história com começo meio e fim. Junto com eles organizem o que não pode faltar em cada quadrinho. Depois de concluído compartilhe os trabalhos  ( Você pode fazer esta atividade em dupla).
5º dia – Brincadeiras de criança ( oficinas em sala) 
OD – Organize as carteiras da sala em grupos de cinco crianças , ao receber os alunos diga a eles que hoje é um dia especial , eles vão poder brincar e se conhecer. Em cada mesa , prepare jogos e atividades porém determine tempo para que cada crianças  possam passar por todos os grupos. No final da aula, em roda, peça que os alunos contem as experiências vividas.
Sugestões de atividades
1º grupo – Massinha
2º grupo – Jogos de encaixe
3º grupo – Desenhos  e colagem ( deixe na mesinha cola, tesoura, papeis coloridos, giz de cera, lápis de cor)
Fonte: Aandrea Educa
image_pdfimage_print