Início Sem Categoria PROJETO VOLTA ÀS AULAS

PROJETO VOLTA ÀS AULAS

49
0
COMPARTILHAR
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
Abaixo segue um Projeto de Volta às aulas para ser executado na escola, recomendado para as séries iniciais, principalmente.

PROJETO VOLTA ÀS AULAS

Objetivo Geral: Receber a comunidade escolar (alunos, pais, funcionários) de maneira alegre e eficaz.
Objetivos Específicos
  • Tornar a escola um lugar atrativo para a criança, a fim de que ela se sinta segura ao conhecer os(as) professores(as) e colegas.
  • Apresentar à criança uma escola organizada, alegre e eficiente, onde existem regras e combinados, onde os professores(as) ensinam, mas também aprendem de forma harmoniosa e prazerosa.
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
Desenvolvimento
  • O primeiro dia de aula deve ser o mais alegre possível. Ao receber sua “turma”, apresente-se e, depois apresente cada um(a) dos alunos(as) aos(às) colegas com bastante entusiasmo.
  • A sala de aula já deve estar decorada para recebê-los com os cartazes afixados para serem usados durante o ano: “Ajudantes do dia” – “Quantos somos hoje?” – “Aniversariantes do mês” – “Calendário” -, etc.
  • Mostre todos os cartazes às crianças e explique como serão usados no dia-a-dia. em seguida, faça uma rodinha para, numa conversa informal, deixar que falem sobre eles: do que gostam de brincar, o que fazem quando estão em casa, se ajudam o “pessoal de casa”, quem são os(as) amigos(as) deles(as).
→ Confira: 

  1. REGRINHAS E COMBINADOS
  2. Várias Plaquinhas com regras e combinados para sala
  3. Placas com regras e combinados para sala de aula
  4. REGRAS DA NOSSA SALA

  • Depois, converse com a turma sobre as oportunidades que terá na escola para aprender coisas novas, jogos, brincadeiras, fazer novas amizades, etc.
  • Nesse momento, sugerimos que dê um trabalho livre. peça-lhes que desenhem o que quiserem, mas não interfira com sugestões.
PROJETO VOLTA ÀS AULAS - DESENHO LIVRE
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
  • Seja bastante observador(a) para, posteriormente, preparar suas aulas com base na vivência de sua turma. É provável que alguma criança não queira desenhar ou faça apenas alguns traços sem nenhuma definição. Durante o desenvolvimento dessa atividade, não force nenhum resultado, apenas converse com a criança encorajando-a.
  • Um passeio pelas dependências da escola na primeira semana de aula é fundamental. visite as salas de aula, a biblioteca, a diretoria, o pátio, etc., explicando aos(às) alunos(as) a função de cada dependência escolar.
image_pdfimage_print