Início Sem Categoria O que fazer com as crianças nas férias?

O que fazer com as crianças nas férias?

15
0
COMPARTILHAR
O que fazer com as crianças nas férias?
O que fazer com as crianças nas férias?
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.
Sempre nas reuniões de pais de final de ano escuto as famílias reclamando das férias escolares dos filhos. As queixas  são as mesmas, não sabem o que fazer com as crianças durante tanto tempo e não têm dinheiro sobrando para viagens e para gastos extras.
Veja mais:
Haja criatividade, tempo e energia para acompanhar a garotada época do ano.
Pensando nisso, fiz uma pesquisa na net e encontrei algumas dicas interessantes para entreter as crianças nas férias escolares.
Aproveitem a oportunidade para ficar mais tempo com seu filho e fortalecer ainda mais a relação de amor e carinho de vocês. 

Dicas interessantes de brincadeiras educativas e que custam quase nada.

  • Piquenique
Que tal fazer um piquenique no parque? Passeios ao ar livre são importantes para a garotada entrar em contato com a natureza, brincar com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade. Leve o lanche pronto (com direito a cesta de piquenique e toalha xadrez) e faça-o embaixo de alguma árvore.  (Não esqueça de aproveitar a oportunidade para ensinar recolher o lixo depois de lanchar!).
  • Sessão cinema
Cinema em casa é outra coisa que a criançada adora. Principalmente nos dias de chuva. Prepare uma sessão de cinema em casa. Deixe a sala mais escura, alugue Dvds divertidos e chame alguns amigos e primos. Complete a festa com muita pipoca e refrigerante. Com certeza a própria garotada dará ótimas opções de filmes, faça a escolha com eles.
  • Acampa dentro
Acampamento dentro de casa. Arme uma barraca dentro do quarto das crianças, sala ou jardim. Dentro dela, a criançada pode colocar tapetes, almofadas, som… Dá para fazer um delicioso lanche para comerem dentro da barraca. O que vale mesmo é soltar a imaginação!
  • Festa do Colchão
Se não tem barraca, não importa…Transforme o quarto com vários colchões no chão. Deixe a brincadeira rolar solta, nessa noite em especial vale dormir bem tarde e enquanto o sono não vem cada um é chamado para contar histórias para os demais ou fazer mímicas.
  • Mestre Cuca
Leve as crianças para cozinhar. Com a supervisão de um adulto, escolha o cardápio. Faça pratos fáceis… (Como brigadeiros, macarrão, saladas). Com certeza eles vão curtir a brincadeira. E aproveite para ensinar a limpar tudo depois de terminar de fazer a refeição.
  • Pintando o Sete
Escolha uma parede da casa ou do quintal para a criançada soltar a imaginação. Com tinta, pincel, giz de cera, deixe as crianças pintarem a vontade. Não esqueça de estabelecer que a “arte” foi liberada somente no local escolhido.
Jane Maia
Coordenadora pedagógica do Colégio Kepler 
  • Solte o som Dica brincadeiras para quem fica em casa
Já pensou em montar uma banda? Você pode começar criando um tambor de latinha. Peça para um adulto fazer um furinho de cada lado – na parte inferior – em uma lata vazia de achocolatado ou leite em pó. Coloque um barbante para pendurar o tambor no pescoço. Para batucar, pegue galhos de árvore, talheres… E faça seu som! 

  • Bijuteria
Uma dica para meninas criativas: monte um lindo colar para você e suas amigas! Pegue uma linha ou um barbante, alguns macarrões de sopa (aqueles furadinhos) e tinta guache. Deixe os macarrões bem coloridos e depois passe-os pelo barbante. Você pode usar macarrões de diferentes tamanhos na sua biju. Use a imaginação!
  • Salto de pára-quedas
 Essa é uma brincadeira que vai mexer com os meninos. Você sabe fazer os seus bonecos saltarem de pára-quedas?
Pegue uma sacola plástica, dessas de mercado ou um saco de lixo (novos e sem furos) e recorte um círculo de 40 cm de diâmetro. Em toda a borda, faça pequenos buracos por onde passará o barbante que ficará preso ao boneco. É só soltá-lo no ar e ele estará voando.
  • Pega-pega no escuro
Para brincar de gato-mia, você e a turma devem estar em um lugar fechado e escuro. Alguém (vendado, para ficar ainda mais escuro) terá de procurar os amigos. Ao tocar em algum colega, quem está com a venda nos olhos deve dizer “gato-mia”. Aquele que foi achado imitará o miado de um gato, de forma que o vendado não descubra quem é. Se ele acertar quem miou, a pessoa identificada deve ser vendada e a brincadeira recomeça.  
Fonte: Redação Lead Comunicação

image_pdfimage_print