Início Sem Categoria Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial

Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial

20
0
COMPARTILHAR
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial

Crianças são exploradoras natas e utilizam seus sentidos, especialmente o tato, para descobrir o mundo e decodificar tudo o que há ao seu redor. Exatamente por isso, é que, para a educadora Maria Montessori, a educação sensorial deve anteceder a educação intelectual, de forma que muitos dos exercícios por ela desenvolvidos objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos, tais como tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro e som*.

A caixa sensorial é um “brinquedo” que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.
Eu digo “brinquedo”, assim entre aspas, porque a caixa sensorial não é algo que você vai encontrar por aí nas prateleiras das lojas. É, isso sim, um pedacinho (ou muitos pedacinhos) de universo que você vai criar e apresentar para o seu filho.
Digo “brinquedo”, assim entre aspas, também porque a caixa sensorial não tem objetivo meramente lúdico, é um caminho através do qual a criança vai, aos poucos e de forma muito envolvente, descobrindo e compreendendo o mundo real que o cerca e estabelecendo relações lógicas através do brincar e organizar mentalmente esse o mundo.
Através do trabalho com os materiais sensoriais a criança recebe as chaves para classificar o mundo ao seu redor, o que a leva ter a suas próprias experiências. Por meio da classificação, a criança também dá os primeiros passos na organização de sua inteligência e adaptação ao seu ambiente*.
Conheça alguns dos benefícios da caixa sensorial para a criança*:
• Estimula a concentração;
• Desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos;
• Ajuda a construir competências linguísticas, através do aprendizado de novas palavras
• Promove a consciência espacial, raciocínio matemático e exploração científica e instiga a curiosidade natural; e
• Auxilia no desenvolvimento de mecanismos mentais para solução de problemas.

Descubra como montar uma caixa sensorial:
Apesar de tantos benefícios a caixa sensorial é, na verdade, algo realmente muito simples. Trata-se de uma caixa (em geral plástica) com uma forração (um fundo, que pode ser feito, por exemplo, com feijão, arroz, erva mate, macarrão, água, gelatina, etc) e objetos interessantes (com visual e textura atraentes) e, normalmente, apresentados e organizados a partir de um tema.
Assim, o primeiro passo para criar sua caixa sensorial é escolher um tema. Depois, basta montá-la criando um fundo e inserindo os objetos temáticos.
É importante apresentar a caixa e cada objeto para a criança e deixá-la explorar os sentidos com essa divertida atividade.
Tenha cuidado ao escolher os itens que vão compor a caixa, lembrando que as crianças pequenas têm a tendência de levar os objetos à boca, razão pela qual é recomendável evitar objetos muito pequenos e supervisionar muito atentamente a brincadeira.
Inspire-se com os exemplos a seguir, use sua criatividade e monte caixas sensoriais com os mais diversos temas!
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Fonte / Imagens:
http://www.maezissima.com.br/especial/como-fazer-uma-caixa-sensorial/
http://www.maezissima.com.br/especial/como-fazer-uma-caixa-sensorial/
http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com.br/2013/05/caixa-mesa-e-espelho-sensoriais-e-muita.html
http://mamapapabubba.com/2014/02/18/an-indoor-beach/
http://www.pinterest.com/pin/220324606743996145/
http://www.parentteachplay.com/soccer-sensory-bin/
image_pdfimage_print