Início Sem Categoria A importância do ensino musical na educação infantil

A importância do ensino musical na educação infantil

23
0
COMPARTILHAR
A importância do ensino musical na educação infantil
A importância do ensino musical na educação infantil
Olá amigos e amigas …
A arte é parte essencial na vida de todos e uma de suas formas mais presentes é a música. Destacamos aqui a importância do ensino musical na educação infantil.

Atualmente, a música na escola já é parte do dia a dia dos estudantes. O ensino dessa arte já faz parte do currículo e está inserida no aprendizado de várias outras matérias, tanto como suporte, quanto como complemento.
Mas é quando criança que começamos a nos interessar e a interagir com a música. E isso vai refletir em vários outros momentos da vida acadêmica.

A criança e a música

A música exerce forte atração sobre os seres humanos, fazendo mesmo que de forma inconsciente que nos relacionemos com ela, muitas vezes quando a ouvimos começamos a nos familiarizar, movimentando o corpo ou cantarolando pequenas partes da melodia.
As crianças quando brincam ou interagem com o universo sonoro, acabam descobrindo mesmo que de maneira simples, formas diferentes de se fazer música. De acordo com Joly (2003): “A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando”.
Por meio das brincadeiras de explorar como: brincar com os objetos sonoros que estão ao seu alcance, experimentar as possibilidades da sua voz e imitar o que ouve, a criança começa a categorizar e a dar significado aos sons que antes estavam isolados, agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela. Pensando na importância que essa experiência pode proporcionar para a criança Maffioletti (2007) escreve que: “É isso que fará dela um ser humano capaz de compreender os sons de sua cultura […]”.
Por meio desse contato o ser humano começa e desenvolver uma identidade a música que está a sua volta. Podemos detectar que mesmo reforçando a importância desse contato com um determinado padrão, o ensino de música nas escolas pode também contribuir para que esse processo ocorra. Dessa forma torna-se importante para a criança começar a se relacionar com a música ainda que seja no ambiente escolar, pois é nessa fase que ela constrói os saberes que irá utilizar para o resto de sua vida.
Mas para isso é importante que elas consigam entendê-la. Gordon (2000) ressalta que:
“Através da música, as crianças aprendem a conhecer-se a si próprias, aos outros e à vida. E, o que é mais importante, através da música as crianças são mais capazes de desenvolver e sustentar a sua imaginação e criatividade ousada. Dado que não se passa um dia sem que, duma forma ou doutra, as crianças não ouçam ou participem em [sic] música, é-lhes vantajoso que a compreendam. Apenas então poderão aprender a apreciar, ouvir e participar na música que acham ser boa, e é através dessa percepção que a vida ganha mais sentido.
É importante que a criança consiga compreender a música, dessa forma ela poderá estabelecer vínculos com os gêneros e estilos que mais tenham significado para ela.

Como ensinar música para as crianças

A importância do ensino musical na educação infantil
A importância do ensino musical na educação infantil

Vivência musical

Para a criança a vivência musical pode proporcionar a integração de experiências que passam pela prática e pela percepção, como por exemplo: aprender, ouvir e cantar uma canção, realizar jogos de mão ou brincar de roda.
Dessa maneira por meio do desenvolvimento e da compreensão dessas atividades, as crianças atingem patamares cada vez mais sofisticados, visto que começam a dominar tais conteúdos o que permitem a elas uma transformação e uma recriação dos mesmos.

Dança

O corpo torna-se um aliado no processo de ensino-aprendizagem musical, proporcionando por meio dos diferentes movimentos oportunidades para o aprendizado. Por meio desse recurso podem-se desenvolver atividades que envolvam a percepção e interiorização do ritmo e intensidade, trabalhar com a forma musical e também desenvolver a expressividade das crianças.

Apreciação musical, o “gostar”

O trabalho com apreciação musical poderá proporcionar a ampliação e o enriquecimento de saberes relacionados à produção da área, além de ampliar o repertório das crianças. Por meio da escuta e de conversas podem ser trabalhados aspectos referentes à diversidade de instrumentos musicais existentes e suas maneiras de produção de som e também as diferentes possibilidades de combiná-los resultando em diversas formações instrumentais.

Gêneros musicais

Outro ponto que pode ser desenvolvido está ligado à diversidade de estilos e gêneros musicais existentes no mundo. Dessa maneira o aluno passa a ter contato com obras não só de seu país, mas também de outras localidades o que pode resultar com que o mesmo consiga fazer comparações entre produções de diferentes épocas e lugares. Como resultado dessa comparação o mesmo pode verificar como cada grupo social constrói sua música e identifica diferenças entre os instrumentos utilizados, a organização do som, a forma musical entre outros

Música nas escolas

Como podemos observar a forma com que utilizamos a música nas escolas ou na vida mesmo, pode ser diversificada, e assim é possível verificar que a prática musical é apenas uma possibilidade dentre várias. Por meio da música podemos expressar nossas ideias e sentimentos, compreender valores e significados culturais presentes na sociedade ou no grupo onde ela foi criada.
O ensino de música nas escolas de Educação Infantil pode contribuir não só para a formação musical dos alunos, mas principalmente como uma ferramenta eficiente de transformação social, onde o ambiente de ensino e aprendizagem pode proporcionar o respeito, a amizade, a cooperação e a reflexão tão importantes e necessárias para a formação humana.
Dessa forma, é interessante – e importante – que a música nas escolas esteja sempre presente. Educação musical para todos!
Saiba mais sobre a pesquisa sobre a educação musical nas escolas, neste artigo completo.

image_pdfimage_print