Início Sem Categoria 10 Dicas para fazer um bom TCC

10 Dicas para fazer um bom TCC

18
0
COMPARTILHAR
10 Dicas essensiais para fazer um bom TCC (Fonte: EscolaEducação)

Olá amigos e amigas.

Se você está prestes a começar o seu TCC, procure manter a calma e tente seguir algumas dicas que selecionamos para você.

Confira também:

Por mais que o período da graduação seja cercado de aprendizado e crescimento intelectual, chega um momento em que o único objetivo do estudante é pegar o seu diploma e ingressar no mercado de trabalho. Mas, para atingir esse propósito, é necessário passar pelo principal desafio do mundo acadêmico: o Trabalho de Conclusão de Curso.

Uma das maiores gratificações de um estudante é conseguir finalizá-lo no prazo certo e ser bem sucedido na entrega e apresentação do trabalho. Mas até que esses fins sejam alcançados, são submetidos a muito estresse e preocupação. Muitas vezes abandonam outros hábitos para se dedicar quase que exclusivamente ao projeto, além de passar noites em claro realizando pesquisas ou leituras que possam enriquecer sua abordagem.

Devido sua importância, muitos se desesperam antes de iniciá-lo, sem saber que essa ansiedade pode atrapalhar sua execução. Se você está prestes a começar o seu TCC, procure manter a calma e tente seguir algumas dicas que selecionamos para que você possa fazer um projeto de qualidade e consiga receber um “10” da banca examinadora. Confira abaixo:
  1. Esteja informado

Esteja Informado
10 Dicas para fazer um bom TCC
Antes de iniciar o seu trabalho, confira qual o formato de TCC é solicitado pela sua faculdade, pois ele pode variar conforme o curso de graduação e a universidade. Pode ser que o seu trabalho seja uma monografia, um estudo de caso ou até mesmo um projeto experimental. Procure se informar com professores e ex-alunos quais são as possibilidades de formato que o seu curso te oferece e opte por aquele que tem mais haver com o seu perfil.
  1.  Procure se programar

Cronograma de Estudos
O Trabalho de Conclusão de Curso envolve varias etapas, que devem ser respeitadas para que alcance um bom resultado. Geralmente esse processo começa com a escolha do tema e só é finalizado após a apresentação do projeto para a banca julgadora. Para não ficar confuso em meio a tantas obrigações, opte por fazer um cronograma e divida as tarefas mês a mês. Caso siga o seu planejamento, será muito mais fácil identificar a evolução do seu trabalho e ainda administrar seu tempo.
  1. Saiba escolher o seu orientador

Orientador de TCC
Um dos principais desafios na hora de começar a produzir o TCC é escolher o orientador. Na hora de eleger o professor que vai te orientar, evite escolher determinado educador só pelo fato de se simpatizar com ele ou por terem construído um vinculo de amizade ao longo da sua graduação, pois a afinidade não pode ser seu único critério de escolha.
Procure conversar com ex-alunos para saber quais são os professores que dão maior suporte aos estudantes, que são famosos por estimular a criatividade de seus orientandos e agregar ao trabalho, em vez de só acompanhá-lo. Além disso, é fundamental optar por um orientador que domine o tema ou o formato de TCC que você escolheu fazer, pois assim terá mais chances de ser bem sucedido em seu trabalho.
  1. Tenha cuidado na escolha dos companheiros de trabalho

Trabalho em Grupo
Outro fator muito importante é escolher corretamente os seus parceiros de trabalho, caso tenha optado por fazer em dupla ou em grupo. Saiba que nem sempre as pessoas que possuem maior afinidade são as mais indicadas para trabalharem juntas. Se a universidade permite que o Trabalho de Conclusão de Curso seja feito em parceria, procure escolher bons companheiros, que estejam dispostos a se empenhar da mesma forma que você.
O mais indicado é que opte por pessoas que tenham habilidades complementares às suas, de modo que consigam agregar valor ao trabalho e compartilhar ideias. Caso você seja bom na formulação de pesquisa, por exemplo, mas não leva muito jeito para escrever, escolha alguém que seja bom de redação e consiga passar as suas ideias para o papel, pois assim formarão uma boa dubla.
  1. Escolha um tema que se identifique

Tema que se Identifique
Um fator que conduzirá toda a produção do seu trabalho é a escolha do tema. Saiba que passará um longo período em contato com o seu trabalho, fazendo pesquisas, leituras e escrevendo sobre o mesmo assunto. O tempo de duração de um TCC também varia de acordo com a universidade e o curso de graduação, mas geralmente o mesmo tem o período mínimo de seis meses. Por isso, é primordial que escolha um tema que te empolgue e te motive a continuar firme no projeto.
  1. Crie o hábito de ler constantemente

Hábito de Leitura
Outra sugestão muito valiosa é criar o hábito de ler constantemente conteúdos relacionados ao tema do seu projeto. Pode ser que isso não seja muito motivador, mas uma rica fundamentação teórica é fundamental para fazer um TCC de qualidade. Procure referências nacionais e internacionais, pesquise na biblioteca da sua universidade outros trabalhos sobre o mesmo tema ou até mesmo na internet. Esteja ciente de que quanto mais dominar o assunto, melhor se sairá na elaboração do projeto e mais seguro estará na sua apresentação.
  1. Se atente as normas da ABNT

Normas da ABNT
Por mais que algumas pessoas considerem essas regras muito chatas, é importante que conheça a forma como o seu trabalho deve ser apresentado. Entre as leituras fundamentais para os estudantes que estão fazendo um TCC está a das normas da ABNT. Entenda todas as regras que devem ser aplicadas no trabalho, tire suas dúvidas com antecedência e comece a usá-las desde o início do seu projeto. Caso seja atencioso com as regras desde o começo, evitará muito stress na hora da formatação final do trabalho.
  1. Seja o autor do seu trabalho

Seja Original
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos estudantes se perdem na execução de seu projeto. Na hora do desespero ou até mesmo por pura preguiça, muita gente faz encomendas de trabalhos prontos ou fazem cópia de trechos de outros projetos que encontra durante suas pesquisas. O fato é que pode cair numa cilada difícil de ser revertida.  Saiba que plagiar é antiético e as chances de ser pego pela universidade são grandes. Caso encontrem qualquer tipo de cópia no seu trabalho, sem a devida citação, corre o risco de ser reprovado sem ao menos ter a chance de se justificar. Gostou de algo que já foi escrito por alguém em algum trabalho?  Use no seu projeto, mas não se esqueça de citar a fonte.
  1. Ensaie

Ensaiando para tcc
Depois de passar um longo período se dedicando a execução de seu projeto, chega o momento da última etapa do TCC: a apresentação. É nesse momento que o estudante deve provar à banca de jurados que sabe exatamente do que está falando, pois se preparou muito para isso. É claro que na hora pode bater certo nervosismo, mas para que isso seja amenizado tome algumas providências com antecedência.
Ensaie muito para esse dia, seja sozinho ou na presença de terceiros, como amigos e familiares. Pergunte se está sendo claro o suficiente, se tem algo deveria ser abordado com mais precisão. Se achar que pessoas conhecidas vão te trazer mais segurança na apresentação, convide-as para ter assistir, mas se os mesmos te deixarem mais nervoso, prefira não convidá-los. Além disso, cronometre o seu tempo, pois geralmente o aluno tem de 15 a 20 minutos para falar sobre o seu trabalho.
  1. Tenha a visão de um profissional

Visão de Profissional
Por mais que o TCC seja um trabalho desenvolvido na faculdade, tente agir com seriedade ao executá-lo. Encare-o como um projeto profissional, que pode agregar valor ao seu portfólio e, até mesmo, ser levado adiante depois que estiver formado. Encare-o como uma chance de desenvolver suas habilidades e de encontrar oportunidades no mercado de trabalho.
Esta postagem foi retirada de outro SITE.
Clique aqui e confira na integra !
Escola Educação
image_pdfimage_print